NIPwin – Núcleo de Intervenção Precoce

ESPECIALIDADES

Educação Especial

É o ramo da educação dirigido aos alunos com transtornos gerais do desenvolvimento/transtorno do espectro autista; uma ou mais deficiências; altas habilidades ou superdotação. Atua no desenvolvimento e individualização curricular, na organização física da sala de aula, na gestão de horários e no planejamento das transições. Além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade, respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração, inclusão e individualização.

Fonoaudiologia

É a ciência responsável pela promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, terapia e aperfeiçoamentos dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, função vestibular, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, sistema miofuncional orofacial e deglutição

No autismo o fonoaudiólogo atua no desenvolvimento da criança, visando reduzir os impactos do TEA, principalmente relacionados a linguagem/ comunicação receptiva e expressiva e a fala propriamente dita, a fim de que a criança desenvolva uma comunicação útil e funcional.

Nutrição

É uma área da saúde, a nutricionista avalia o estado nutricional da criança, realizando levantamento alimentar, obtém um diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos alimentares e medidas corpóreas, prescreve e supervisiona a terapia nutricional.

Psicomotricidade

Age na interface da saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo como objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição

Psicologia Comportamental

É uma das áreas específicas dentro da própria psicologia, é o estudo psicológico que conecta os pensamentos, as emoções, os estados fisiológicos e o comportamento. Aborda quais estímulos incitam determinados comportamentos e o porquê das respostas. O que move as ações. A terapia comportamental pode ajudar crianças com autismo intervindo nos sintomas centrais do transtorno.

Terapeuta Ocupacional

É o profissional que estimula o desenvolvimento de habilidade motoras, sensoriais e cognitivas, visando autonomia e independência nas atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida prática e lazer. O Terapia Ocupacional baseada na Integração Sensorial de Ayres favorece o desenvolvimento da percepção, discriminação e registro dos estímulos sensoriais a nível neurológico, tendo como resposta adaptativa uma ação adequada e funcional frente a demanda trazida pelo ambiente.

Fisioterapia

A fisioterapia tem como objeto de estudo o movimento humano. É ele quem avalia, previne e trata os distúrbios da cinesiologia humana, sejam decorrentes de alterações de órgãos e sistemas ou como repercussões psíquicas, organizas e do desenvolvimento. No processo fisioterapêutico, esse profissional está habilitado a realizar o diagnostico dos distúrbios cinético-funcionais, prognostico, prescrição, intervenção e alta, desenvolvendo competências e habilidades inerentes ao seu perfil profissional com responsabilidade, ética e autonomia.

No autismo o fisioterapeuta atua diretamente em funções determinantes para o desenvolvimento neuropsicomotor e para a vida da criança e adolescente com TEA. Favorecendo habilidades motoras, o fisioterapeuta atua em funções básicas, como andar, sentar, ficar de pé, jogar, rolar, tocar objetos, engatinhar e a se locomover de maneira geral. Além disto, promovendo a adequação do corpo a uma postura mais saudável e funcional. Atuando, consequentemente na melhora da qualidade de vida da criança. Além de estratégias de educação em saúde com os pais e\ou cuidadores para ensinar técnicas que possam ajudar os filhos a desenvolver força muscular, coordenação, habilidades motoras, entre outros. 

Psicopedagogia

A psicopedagogia é um campo do conhecimento que mescla as ciências da psicologia e pedagogia. De forma resumida e simplista, podemos dizer que a psicopedagogia estuda e se aprofunda no processo de aprendizagem humana. É uma área do conhecimento bastante presente no desenvolvimento intelectual de crianças, auxiliando e propondo melhorias no processo de aprendizagem.

O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física ou emocional.

Musicoterapia / Educação Musical

A musicoterapia e a Educação Musical são semelhantes, pois ambas utilizam a música como ferramenta, porém, a diferença está na finalidade.

A Educação Musical busca ensinar ou aprimorar as habilidades musicais, trabalhando a entonação, ritmo, coordenação, entre outros aspectos. Inserir instrumentos musicais na educação infantil ajuda a desenvolver o autoconhecimento e a percepção da criança.

Já a musicoterapia é a utilização da música por um terapeuta que seja qualificado nesta área, visando trabalhar ou reabilitar aspectos relacionados a comunicação, cognição, comportamento, imitação, fala, socialização, etc…

Os benefícios da música são diversos, tais como. 

  • Melhora a qualidade de vida e promove o bem-estar.
  • Desenvolve o sistema neurológico.
  • Incentiva a criatividade e expressão.
  • Desenvolvimento cognitivo.
  • Melhora a concentração e o aprendizado.
  • Aumenta a autoestima, o autoconhecimento e a sensibilidade.
  • Amplia a capacidade linguística, etc…